Tuesday 17 April 2007

Falling Down The Rabbit Hole


Desde a uns tempos para ca estou a tentar ler o livro "Alice's Adventures in Wonderland & Through the Looking-Glass" pelo o escritor Lewis Carrol. Devem conhecer melhor como "Alice nos País das Maravilhas", embora este nao seja o titulo original, nem a traduçao do original, mas sim uma simplificaçao do Titulo. A versão que estou a ler contém não só o livro original, como a sua sequela. Para quem não sabe Lewis Carrol escreveu dois livros neste universo que é Alice e o País das Maravilhas. É um livro qu ainda hoje é considerado dos melhores livros alguma vez escritos, não só a nivel de fantasia, como conto infantil. E não se deixem enganar pela expressão conto infantil, ao contrário do que possam pensar este livro não é só para crianças. é daqueles livros que dá para todoas as idades.

Feita esta introdução, vamos para o ponto deste post.

Ja alguma vez pensaram estar a cair pela toca do coelho? Clarificando a metáfora, imaginem-se na pele da Alice, que ao entrar na toca do coelho, começa a cair num buraco que parece nao ter fim, e completamente escuro. Não imaginem o buraco como um problema, mas como um inigma, o que estará nas suas paredes, será que tem fim, e como será no fundo?
O filme "Matrix" que vai buscar inspiração em muitos elementos do livro acima descrito, tem uma cena em que a personagem Morpheus pergunta a Neo, que este se deve estar a sentir como a Alice a cair pela toca do coelho... (Para quem não viu o filme, que o vá ver para entender o que digo. E não venham com desculpas não gsoto de ficção cientifica, os filmes de ficção cientifica como o nome indica têm ficção, ou seja têm uma história. Depois de verem o filme podem dizer que não gostam.) Mas voltando ao assunto, ja se imaginaram no papel da Alice no meio do desconhecido?

1 comment:

Cara_de_Lua said...

Sabes...por acaso nunca foi história que aprecia-se...não sei porquê mas dentro de histórias de fantasia esta não me diz nada...sempre preferi o Peter Pan ^_-